domingo, 14 de agosto de 2011

Na mesma sintonia


Vou usar a mesma foto, mas com outro efeito artístico. Hoje, tiro o efeito "Giz de Cera" e uso o "Remover Saturação". Tirei a cor, tirei o brilho, tirei um pouco da vida. Só no Photoshop, é claro. Sei que fora dele, na nossa vida real - e isso aqui não é Big Brother ou A Fazenda - estamos superfelizes e com muita cor, muita vida.

Tirei a cor, pois é assim que me sinto. Acredito que boa parte da nossa turma sente o mesmo, dentro de suas afinidades gerais ou mais específicas, mas sente-se assim também. Tirar a cor não é nenhum exagero, nenhuma hipérbole. Tem um nome: saudade do que foi muito bom. Dentre todos os clichês, chavões e frases prontas do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda ou de Relações Públicas, talvez a palavra saudade nem seja a das mais usadas. Contudo, está presente mesmo durante toda a nossa correria no cotidiano.

Lembro quando escrevi um texto após dois meses da nossa formatura. Publiquei aqui no blog e falei da saudade, mesmo recente, dos momentos pelos quais passamos juntos, enfrentando obstáculos pequenos - ou gigantes. Enfrentamos a ansiedade, desafiamos o tcc e passamos. Engolimos o choro, bradamos o nosso grito em reuniões nucleares e acabamos com todos os problemas e desavenças em um abraço, aperto de mão, beijos ou coisa parecida, no Dia 14 de agosto de 2010.

Outros dias, meses e anos nos abraçarão. O afastamento é impossível de brecá-lo. Cada um vai para um lado em busca de novos horizontes. Os colegas, que eram adolescentes, viraram jornalistas, publicitários ou relações públicas. Novas famílias começam a ser constituídas e assim por diante. Mulheres, homens, pessoas com experiência e inteligência, viraram e virarão mães, pais e figuras de exemplo para as próximas gerações. Ah, o afastamento? Ele diminui por meio de recados no mural do colega, do amigo, ou ainda pelas curtidas nas fotos do novo emprego dele ou ainda do filho dela. Cara, os "nossos sobrinhos"!

Eu sei, eu sei. A saudade permanece. Maior ainda deverá ser o nosso orgulho e prazer em ver o nosso amigo alcançando objetivos e estipulando novas metas, seja por aqui ou por lá. Como disse Chaplin: "Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto." Como diz o próprio Chaplin, deveremos "ver o futuro com olhos livres." Ao meu entender e querer, almejo o melhor para você, meu ex-colega e sempre-amigo, pois é como as coisas voltarão também. Na mesma sintonia, sem dilemas ou pressa. Livre e leve, ao desejo de quem possa ordenar uma recompensa merecida.

Atravessarei a rua para te dar um abraço demorado, pegarei a estrada para reencontrá-lo e curtirei uma festa contigo. Serei o teu padrinho de casamento, estarei presente no batizado do teu filho e te quebrarei o galho em levá-lo ao colégio, esperando que o meu filho também estude com o teu e cresça perto dele. Isso me traz uma música do Leoni cuja letra resume bastante toda a nossa relação criada durante os anos de nosso convívio diário: "O que vai ficar na fotografia, são os laços invisíveis que havia!" E será assim que lembrarei de você, desde aqueles intervalos na frente do Campus II, as festas de sexta-feira, o nome na ata da ATC, aquela carona para chegar em tempo da segunda aula ou ainda aquele xerox tirado da matéria da prova.

Independente de não vê-los, todos vocês, ao vivo, sigo com o mesmo desejo desde o discurso no Theatro Guarany há um ano - e assim sempre será:

Sigam a felicidade. Sigam sempre assim.

De coração,


Marquinhos


p.s.: No mesmo texto de dez meses atrás, prometi um texto, para ser divulgado no churrasco de formatura, citando todos os formados. O churrasco não sairá, mas o encontro sim, hoje, lá na Choperia da Mama, às 20h30. Decerto que não verei todos vocês, mas farei a minha parte de forma resumida. Lá.

2 comentários:

Vannine disse...

Marquinhos!!! Sem palavras, que saudade dessa turma. Como tu disse, as desavenças ficaram de lado com o abraço no dia 14/08/2010. Amei o texto, já tinha dito ontem, mas queria deixar claro aqui tb!! Saudade dos colegas, saudade dos amigos!!! Tempo bom...

Beijos, Vannine.

ant control sydney disse...

Hello! ggaaddd interesting ggaaddd site! I’m really like it! Very, very ggaaddd good!

----------------------------
ant control sydney | commercial pest control sydney | pest management sydney