quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aos 45 do 2°


Ele não é jogador de futebol. Já sonhou, até já tentou. Hoje, segue apenas jogando com os amigos as partidas de final de semana. Ele não é o atacante do time, mas sabe dar boas subidas ao ataque. É peça importante em qualquer time de amigos que venha a ser montado. Ele é o zagueiro do futebol de campo. O fixo do futsal ou ainda o recuado no futebol de areia.

Ele é o meu amigo Viduka.

Este texto não falará sobre futebol. Continue lendo. Falará sobre as coincidências e acasos da vida. Pensei em começar o mês de setembro com um texto que fosse significativo de algum modo. Falando sobre mim ou falando sobre meus amigos. Pensei em misturar, colocar no liquidificador e ver o que teria como resultado. Ficou um mousse de emoções, uma mistureba de fatos que vieram em forma de aprendizado e maturidade.

Play >

Pois bem, o Viduka. Ele sempre decidiu e coordenou muitas coisas. Já foi presidente do Grêmio Estudantil em época de colégio, já foi o capitão do nosso time. Ele que sempre deu a palavra final sobre os filmes que a turma alugaria, enfim. Ele é o cara mais tranquilo e decidido para resolver qualquer situação - ao menos sempre aparentou isso para nós: seus amigos. E foi assim...

Nos últimos dois meses ele já não tinha o brilho no olho, a alegria que tanto lhe era peculiar a cada reencontro com os amigos ou com a família. Andava muito quieto. Sabe quando pinta um problema conosco e ficamos mais pensativos? Quietos? Ele estava assim. Ao quadrado. Ao cubo. Aos litros. Aos quilômetros. Ninguém sabia ao certo o que ele tinha. A enxaqueca? A faculdade apertando?

Tudo junto. Coincidências e um turbilhão de estresses (des)necessários e infundados.

Foi aí que as coisas foram, aos poucos, sendo consertadas. Passo a passo. Ferida a ferida. Quilômetro a quilômetro, de Rio Grande a um lugar qualquer. Do mesmo jeito que lidou com tudo até hoje, o Viduka foi decisivo. Mais uma vez. Não sabia se faria a coisa certa, mas precisava voltar a sorrir. Estabelecer prioridades e seguir o coração. Encaixar as peças do quebra-cabeça e pedir o all in na hora certa. Ou ter o pretexto de oferecer um balde para quebrar o galho de alguém...

Fez o que devia ser feito, com a coragem não mais de um adolescente. Foi com a coragem de um homem, com quem muito aprendi em outros momentos de minha vida. "Faça o que digo ou faça o que eu faço" - esse é o ditado apropriado para ele. Sem medo, sem titubear. Bateu e voltou. Sorriu e chorou.

Conversamos por muitas horas. Falamos sério, mas também demos muitas risadas. E mais ainda: ficamos pasmos com os acasos da vida. Tudo levaria a crer que atrasaríamos a volta para casa devido ao desfile de 7 de setembro, em Porto Alegre, ou ainda pela ponte elevada do Guaíba que nos atrasaria em 30 minutos. Também pela falta de cartões pré-pagos da Tim nos postos da BR-116 para recarregar o celular. Quer mais? Pelas inúmeras paradas para descarregar a bexiga em virtude do chimarrão. Ou ainda por causa de uma publicidade do candidato Marco Maia. Parceiraço.

- Vamos parar nas Cucas para pegar água para o chimarrão! - disse o Viduka.
- Claro. Pede lá que eu vou ligar para casa e avisar que estamos voltando! - respondi.

Nos olhamos sem acreditar. Os rostos ficaram brancos, as mãos geladas. Na verdade, o Viduka que tem as maçãs do rosto já avermelhadas por normal, embranqueceu em dois segundos e meio e, claro, comentou:

- Para meu! Sério, olha quem tá vindo! Não acredito.

Eu olhei e entendi, mas fingi que não para deixá-lo mais perplexo, enquanto falava ao telefone com minha mãe. Continuei a falar enquanto ouvi três smacks, oi e olás, tudo bens e risadinhas envergonhadas.

Das Cucas até Pelotas o assunto foi apenas um e você, caro leitor, já deve saber qual. Motivo de tanta perplexidade por parte dele foi que ele havia sonhado com tal pessoa no mesmo dia, na parte da manhã, três horas antes - sem contar os sonhos de outros dias. Ele foi dormir conversando comigo sobre, dormiu pensando sobre, acordou e já pensou sobre (e comentou sobre, ele sempre faz isso), voltou a sestear e sonhou. De novo. Sem contar nas alusões no café da manhã lá no hotel.

Ele quer tanto que já sabe por onde começar. Não fica mais sem palavras via MSN... elas até sobram! Em algumas horas ou no máximo em um dia sabe que estará frente a frente. Da felicidade já corre atrás, novamente, assim como sempre ensinou aos seus amigos: seguindo o coração e nunca deixando de lado a razão.

Sei que talvez ele fique sem palavras da próxima vez que a veja, mas ficará mais encantado ainda. Sei também que vou estar ao lado dele, como irmão, para retribuir todos os passes açucarados que ele me deu durante a minha adolescência. Salve Viduka, grande brother!

A vida é agora. Hora de mudar aos 45 do 2° tempo.

Descomplique(m). Aperte(m) o play e seja(m) feliz(es).

3 comentários:

Unknown disse...

Te puxasse nessa!!!! Mto boa mesmo ficou!!!! Aprovado ehehe!!! Abração e Bjundas

Lika disse...

Bah... mas que isso! Viduka demorou pra dá uma dentro... Dessa vez creio que na prorrogação, ainda por cima. Mas um grande craque precisa de maturação, né, demora pra engrenar... hahahahahah E não! Eu não me contive em vir tremer... Até porquê mesmo sendo pentelha assim, Viduka sabe que me ama e é recíproco! hahahahaha :D

Unknown disse...

Depois te tanto adubar a vida, o Viduka acerta em algum momento!!!!