quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Internetzinha Que Faz Sucesso

Nunca foi tão fácil ter acesso a uma quantidade exorbitante de informações de todos os meios culturais de fontes tão diferentes desde a sua criação. A Internet está modificando de forma extremamente rápida como as pessoas se relacionam, compram, aprendem, criam e até mesmo fazem sexo. É por essas e por outras, que esse crescimento avassalador se dá como a mais do que nunca temida: revolução da informação.

É difícil precisar quando essa transformação veio a se estabelecer. Se foi com a expansão diária dos microcomputadores ou com o surgimento acoplado de um navegador junto ao sistema operacional Windows. O fato é que isto é o menos lembrado por todos que a usam diariamente pois são várias novidades a cada nova quinzena.

Os fenômenos do momento que mais fazem sucesso na cabeça dos usuários das mais diferentes faixas etárias, como: o fotolog - página com a possibilidade dos usuários comentarem a sua foto, e várias redes sociais que viraram a sensação do momento. Como por exemplo, a mais famosa rede social online: o "orkut". Uma página que funciona com o intuito de conectar pessoas e estas participarem de comunidades que compartilhem os seus interesses. E por último o "MSN Messenger", produto da Microsoft, que chegou com força total para a comunicação online se tornar uma febre. Já que possuí ferramentas muito completas para a comunicação de webcam, áudio e escrita moderna e rápida.

O mais intrigante de todas essas novidades que fazem a cabeça dos usuários, é se essas facilidades de reconhecimento online são benéficas ou maléficas, a partir de que as pessoas distribuem suas informações sem ao menos levar em conta a sua privacidade. A Internet veio a completar com estas novidades, todo o espaço de carência que fazia a solidão tomar conta do espaço destas pessoas, que na maioria das vezes, vieram a usá-la para acalentar toda essa falta de contato que as tornava tímidas.

Uma das mais importantes conquistas desta revolução da informação é o fato das pessoas se encontrarem e trocarem experiências, contar os fatos do dia-a-dia e sendo assim, numa troca mútua de valores e ditos, passar um pouco de carinho e realidade para a outra. Porém, é necessário saber até que ponto é necessário se expôr em fotos, dados e conversas pela web à fora. Pois além de ter a possibilidade de ficar "mal-falado" - termo usado por muitos atualmente, a dimensão disto pode ocasionar muitas perdas e danos, tanto morais como materiais.

O necessário a ser visto com essa grande revolução da informação, é que além de todos os bens do dia-a-dia que essa internetzinha pode trazer, a lição que fica, é a necessidade de conseguir manter todas as nossas idéias, os nossos pontos de vista e todas as escolhas a cada "enter" a ser apertado. Porque a vida não é só em frente a um monitor, é lá fora, no dia-a-dia, no contato com as pessoas, usando as coisas mais simples em busca de uma conexão segura de felicidade e de amor.


* Texto publicado em Setembro de 2006 no site-projeto "Suricato".

Um comentário:

Jennifer Azambuja de Morais disse...

Tudo isso é um fato que não pode ser negado. E que já invadiu a vida de muitos brasileiros. Mas a questão do ser ou não bom é que deve ser mais buscada. Acho que tudo depende de como tu usa para publicar as coisas na internet e como tu usa para buscar essas coisas na internet. A questão é o b o m s e n s o!!!!!!!!