sexta-feira, 23 de maio de 2008

Estradas Alternativas - Capítulo XII


Ele não acreditava. Não conseguia. Alguém estava tentando capturar o seu amigo, o seu companheiro Amanhento que corria em círculos no pátio dos fundos da casa. Um homem estava correndo atrás com um pedaço de pau empunhado na mão esquerda e um laço na mão direita. Alaor não vira realmente a cena que havia acontecido, mas sabia pelo resultado do que vira, o que o seu fiel escudeiro havia aprontado: um coice na altura das coxas do tal homem.

Aquele grito de dor retumbava na cabeça de Alaor, pois Amanhento não havia feito mal a ninguém. Era um cavalo treinado, muito dócil e desde que nascera ainda em Alegrete. Amanhento estaria em perigo. O tal homem deveria ter feito mal ao pobre bichinho. Sim, ele havia feito mal. Amanhento estava acuado em um canto do pátio olhando de modo apreensivo e até penoso para o homem. Talvez arrependido do coice que lhe dera.

Alaor pensou em abrir a janela e impedir tal cena, mas não. Não poderia. O homem no alto de suas dores intermináveis, além do pau e do laço e da própria penumbra que dificultava a visão de todos, Alaor conseguira ver um brilho vindo da cintura do homem. Ele ostentava na cintura uma arma e um outro objeto que não identificara, talvez um molhe de chaves ou ainda uma faca.

O cavaleiro ficou olhando através do vidro na torcida para que a luz voltasse e o seu cavalo conseguisse fugir daquele agressor. Poxa vida, ele não poderia fazer nada. Dentro da casa o pit-bull, fora dela o homem armado e tudo piorado pela falta de luz. O medo do incerto assolava Alaor. Depois de uma noite espetacular com Paula, estava vivendo perigos e mistérios um atrás do outro. Poderia ser alguma praga ou azar mesmo. Se tivesse acertado a casa do amigo ou se ainda não tivesse dado água ao cavalo, certamente estaria deitado numa cama ou ainda num sofá da casa de Carlos Alberto e não passaria por nenhuma enrascada.

De dentro da casa ficou olhando o desespero da dor do homem que tentava levantar-se e caía sentado novamente devido à dor. Muita dor. Viu-o rastejar aos poucos para trás em direção a parede. Encostou-se com muito sacrifício. Foi ai que ouvira a voz trêmula de dor do agressor clamando por socorro:

- Paulaaaaaaaaaaaa! Paulaaaaaaaaaaa!

Meu Deus! Alaor não acreditou no que ouvira. O diacho de homem poderia ser o homem da morena. Paula teria um namorado, teria sim. Estava em uma sinuca de bico. Mais essa agora! – pensou, balançando a cabeça em forma de negativa.

Em menos de segundos lá estava Paula trajando um vestido. Não distinguira a cor, talvez fosse branco ou azul-bebê. A luz do céu não lhe era suficiente para distinguir. Viu a mulher solidária agachando-se e estendendo a mão para o homem. Acarinhou-o. Abraçou-o. Beijou-o. Meu Deus! Meu Deus! – balbuciou, estralando os olhos de tanto espanto. Não acreditara no que vira. Aliás, no que mal vira.

Paula com muita dificuldade pelo peso daquele homem levantou-o. Ele gemia, gemia muito. Urrava de dor. Enlaçou o pescoço da morena com um dos braços e ela o levara para uma peça no fundo do pátio da casa. Ambos perderam-se lentamente na escuridão. Abraçados.

Alaor mesmo não acreditando naquilo perguntava-se interiormente: o que aquele homem queria com o meu cavalo? Talvez fosse um carroceiro querendo o Amanhento para puxar alguma carroça? Não, não poderia ser! Mas por que o pau? Um cavaleiro não surra seu companheiro. Alaor nunca havia feito isso. Lá pelos idos de Alegrete quem fizesse isso seria quase que um Judas, traindo as tradições do estado do Rio Grande do Sul.

Um outro barulho, mas dessa vez não era o de um grito e sim o de um transformador. E de imediato a luz voltou. Alaor estava com o rosto colado no vidro da janela, não se escondia mais atrás da cortina. Foi quando vira mais uma cena que nunca imaginaria ver na vida. Do lado esquerdo do pátio seu cavalo acuado sem saber para onde ir e lá no fundo da casa, na peça para onde Paula e o homem haviam ido, mirava uma cena dantesca. Aquilo não poderia estar acontecendo.

Mas estava.




Mais uma! O que seria aquilo na peça dos fundos da casa de Paula? Pobre Alaor! Um cavaleiro azarado! Seria ele vítima de alguma trama de Paula e do tal homem? Ou talvez fosse apenas um azarado em meter-se com a mulher dos outros? Isso é o que você confere amanhã, no décimo terceiro capítulo do folhetim "Estradas Alternativas".

Um comentário:

Anônimo disse...

Assim tu mata a gente de curiosidade meu! Não sei até onde vai, mas se continuar assim isso vira livro!!

Abraço marquinho!