domingo, 8 de junho de 2008

Colunismo de Domingo - I

FALTA DE COMUNICAÇÃO

A comunicação é fator primordial em qualquer esfera social e ponto. O problema é quando ela deixa de existir e de ligar certos grupos a outros. Foi o caso do bairro Dunas, em Pelotas, que ficou por dias e dias – estima-se duas semanas – sem a visita dos carteiros e, por conseqüência, o recebimento de cartas, contas e entregas em seus domicílios.

O motivo foi o mais contraditório possível. Não tiveram culpa os cachorros ferozes soltos nos quintais das casas ou a greve da classe dos carteiros, pelo contrário, um dos motivos mais corriqueiros e de certa maneira tácitos da sociedade brasileira: a falta de segurança.

Foi por ela que uma dezena de carteiros deixou de fazer o seu trabalho diário, percorrendo quilômetros e quilômetros através de zig-zagues e labirintos com seus uniformes amarelos acompanhados por bonés azuis lhes protegendo do sol. Mas não da violência. Que come os bens da parcela ainda sobrevivente de uma sociedade tomada pelo temor e pelo medo.

Mas é por solidariedade à falta de comunicação dos moradores do bairro que os carteiros, depois de terem entrado em acordo com o gerente regional dos Correios e com a comissão de moradores do bairro, trabalham em ritmo acelerado para suprir a falta e também realizar a triagem da correspondência que voltará a ser entregue a partir da próxima segunda, dia 9 de junho. Isso se até lá a violência não voltar a fazer ruídos na comunicação dos moradores do bairro Dunas.

************************

GLAMOUR E COMPETÊNCIA

Dia desses parei para assistir ao Hoje em Dia, um programa matutino da Rede Record, apresentado por Britto Jr, um jornalista gaúcho, e por duas outras pessoas que não me eram estranhas de vê-las na mídia, porém por outros assuntos. Tive uma grata surpresa.

Ana Hickmann é o nome da surpresa. Um nome feminino carregado de competência no que faz e nas curvas delineadas por vestidos bem escolhidos. Naquele dia, ela estava dentro um vestido branco, coladinho. Aliás, bem coladinho e muito brilhoso. Nada decotado. Ou estaria decotado e eu não recordo? Bom, isso não interessa.

O que vale a pena destacar é que muitos tomam os meios de comunicação sem a capacidade teórica, ou seja, preenchidos pelo conhecimento oriundo de um curso superior. Ela é exceção, uma rara exceção imersa, porém destacada positivamente, em um bolo repleto de camadas recheadas por pessoas que só possuem a prática e, infelizmente, carecem da parte teórica, do diploma de faculdade que lhes credenciaria a muitos outros caminhos, especialmente o da credibilidade.

Em contrapartida, me vejo feliz pela colega de profissão Renata Fan, outra gaúcha, que além de modelar assim como ainda faz Ana Hickmann paralelamente a apresentação do Hoje em Dia, destaca-se no mundo televisivo, apresentando o Debate Bola, na Bandeirantes e ostentando uma beleza estonteante acompanhada de muita categoria, com o canudo de jornalista em punho. Enfrenta outros jornalistas e curiosos metidos a sabidos da imprensa esportiva paulista.

Dando um tempo entre um comentário e uma apresentação do programa, Renata Fan apresentou o Miss RS 2009, ontem, dia 7 de maio, em Gramado com muita desenvoltura, com a qualidade de um apresentador/jornalista. Teve gente que só subiu a serra por causa da loira que demonstrou glamour e a competência de uma jornalista gaúcha de muito talento – escolha você o tipo de talento, mas, sendo sincero, fico com os dois. Ah, quem ganhou o Miss RS 2009 foi Bruna Gabriele Felisberto, de Xangri-lá. Outra bela mulher.


É o Rio Grande do Sul, tchê!




E ponto final! Uma ótima semana aos bons de coração!

Nenhum comentário: