sexta-feira, 14 de março de 2008

Emoções


Receber o abraço de alguém que há muito não se vê e sentir aquele frio na barriga e os olhos marejarem, isto é emoção por causa de um sentimento existente. Mas emoção e sentimento não são as mesmas coisas. É como a bola de futebol e o pé, querido pé, um precisa do outro para dar início à partida; como o arroz e a panela, o garfo e a faca. Exemplos mil podem ser dados, olhe na sua volta e relacione. Emoção e sentimento, não são iguais, são dependentes. Assim como dependemos do oxigênio para respirar e do coração para bombear o sangue pelo nosso corpo.

Não li o livro de Daniel Goleman por inteiro, passei os olhos em algumas páginas dele na 35ª Feira do Livro da Praia do Cassino e em outras disponíveis na Internet. Pude chegar à mesma conclusão que ele. Li artigos e explicações de outros autores como Robert Thorndike em que era explicado a tal “Inteligência Social” e mesmo assim não abri mão de Goleman. O Goleman é americano, um psicólogo nascido em 1946 e é doutor pela Universidade de Harvard – coisa pouca o cara não é – e concluiu no livro “Inteligência Emocional”, de 1996, que a inteligência é emoção e que o QI de uma pessoa não é carro-chefe de garantia de futuro brilhante baseado no sucesso e, conseqüente felicidade. Nada disso.

Segundo o tal Goleman, a felicidade é o nível máximo de um estado real do ser humano. Ela se baseia em recentes descobertas sobre como funciona o cérebro humano. Com base nos estudos e também em pesquisas, o psicólogo afirma que a inteligência emocional pode ser alimentada e trabalhada, ou seja, fortalecida em todas as pessoas principalmente quando crianças, já que esse é o período em que toda a estrutura neurológica está em formação. Sendo que a formação da inteligência emocional se aplica a partir da capacidade de autoconsciência, controle dos impulsos, da persistência e da empatia e da habilidade social – alguns amigos anti-sociais que tenho não devem ter desenvolvido bem esse quesito.

É estranho. Agora quer dizer que nós somos mecanismos? Já abordei este assunto em outros textos e retomo aqui apenas para relacionar com a palavra emoção. Nós somos máquinas movidas a emoções e sentimentos, mesmo que eles sejam distintos e ao mesmo tempo dependentes. Não precisamos de gás ou gasolina para nos locomover psicologicamente. Precisamos é desenvolver, amadurecer de acordo com as situações que nos são propostas. E para termos um melhor rendimento – e não são boletins na escola, boas notas na faculdade ou um elogio do patrãonecessitamos de um bom trato, de pessoas que nos façam bem e que nos entendam no dia-a-dia, nos dando força e incentivo. Claro, não podendo esquecer das caminhadas, as corridas na praia e do sagrado futebol ou no caso das mulheres, as amigas, o cabeleireiro e as academias, tudo para manter a o corpo e, sobretudo, a mente saudável. Mesmo que, de quando em vez, um bauruzinho ou um churrasquinho também nos ajudam a levar a vida numa boa.

A nossa inteligência é realmente ligada ao modo em como administramos nossas emoções. Não adianta. É fato, somos uma maquininha. Se tivermos uma situação financeira tranqüila, rendemos melhor e sorrimos mais em nosso trabalho. Se tivermos uma casa com conforto para nossa família acontece o mesmo e a serotonina é liberada em nossos cérebros nos passando o real conforto da tranqüilidade e, por conseqüência, nos fazendo mostrar todos os dentes da boca. Alegria pura. Sem mau humor, depressão, insônia, enxaquecas, estresses e todas aquelas coisas que aquele nosso colega chato, seja do trabalho ou de faculdade, nos fala colocando as mãos na cabeça e reclamando da vida aos quatro céus. Haja paciência! Serotonina nele, ou melhor, seja mais prático: dê chocolate para ele, agora mesmo. Se não adiantar, ao menos ele não vai reclamar de boca cheia.

A vida é feita de fases e isso ninguém tem como discutir ou tentar entender o porquê disso. É lei e ponto final. Há fases boas e aquelas, bom, melhor nem falar para não dar azar, você sabe como é isso. Nossas emoções são frutos do que vemos, do que escutamos e principalmente do que sentimos. Dizer a verdade pode doer, mas ao menos não guardaremos mágoas e pesos na consciência. Falar “eu te amo” a alguém, de verdade, vindo lá do fundo, faz bem e ajuda a serotonina fluir dentro das nossas cabeças. Aquele arrepio nas costas e nos braços é fruto da serotonina. Que sensação agradável, não? Procure abraçar mais, ser mais sincero consigo e com o próximo. Esqueça que somos máquinas programadas e movidas pelos nossos achismos e pelos corações (des)apaixonados. Não tente entender as emoções, muito menos os sentimentos. Viva. Viva intensamente, viva de emoções, viva de verdades e tente sempre regar a vida com muito bom humor, pois como disse Chico Anysio: “É a emoção que sublinha a verdade”.

4 comentários:

Nati Leivas disse...

"A vida é feita de fases e isso ninguém tem como discutir ou tentar entender o porquê disso. É lei e ponto final."

Concordo plenamente a vida é feita de fases, fases doces, fases amargas, mas fases. Assim como a natureza é feita de fases, um dia tem sol, um dia tem chuva ou tbm um dia como o de hoje,choveu, fez sol, choveu denovo, fez calor e por enquanto chove. heheheh

Temos que aproveitar a fase doce, o dia de sol e quando a fase amraga ou achuva chega, temos q pensar positivo e tentar agir da melhor forma possivel para a fase doce logo voltar :D
é isso aí escritor...


saudades mil..
;@@@

bjoooo

Mirela disse...

Ahhh que texto bom de ler! Continua escrevendo tri bem esse guri. :)
É verdade, tentar entender os sentimentos e as emoções não adianta nada quando não se vive elas.
Beijo Marquito!
=*
Ah, e não te convido pra mais nada! aHUAIHOAUhuaHUA
Perdesse o bar na quarta-feira, tava óóótimo! \o/

Lídia disse...

Realmente de muito bom gosto e de uma sensibilidade incomum o que escreves!!!

Sempre fico encantada!!

Até breve, Dr.! Pelotas nem é tão grande, qualquer dia vou te encontrar por aí.

Ah, e te passei uma corrente no meu blog. Putz! Se não quiseres participar, fica à vontade! heheheh

Beijos!

Anônimo disse...

ai kinhos!
adorei esse, mesmo mesmo.
to até sem palavras!
e vamos aproveitar bastante entao!
to com saudade tua!
ve se apace, e quando aparecer avisaa!
beeeeijo kiii (: