quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ela na Escada, Ele no Chão

Dizem que os homens com o tempo vão ficando esquecidos e que certas coisas não funcionam direito como funcionavam lá nos áureos tempos da adolescência. O meu avô no alto dos seus 82 anos já me dizia: “Marquinhô, aproveita agora porque na velhice as coisas deixam de funcionar, o cabelo começa a cair e quase tudo é motivo para reclamar”falava sentado na rede com os olhos por cima do jornal. Concordo com ele, mas acho que para tudo há um remédio. Você pergunta: “Remédio para o esquecimento?” Sim, existe. Natural ou artificial e você pode até escolher. O princípio ativo é único, só a forma que muda: chama-se mulheres – mesmo que elas também sofram do mal do esquecimento são realmente as nossas curas.

Dia desses fiquei sabendo de uma história muito encafifante. A pessoa que me contou, falou que fora vítima do esquecimento de uma amiga. Um esquecimento daqueles bem comuns para qualquer mortal e não só para os homens. A amiga dessa pessoa, a Juliana, saiu de casa correndo por causa da faculdade e bateu a porta com a chave pelo lado de dentro da fechadura. Seria muito fácil abrir a porta retirando o espelho da chave, mas a Juliana não quis gastar até porque morar sozinha em uma cidade que não era a dela era custoso demais. Gastaria talvez R$ 50 reais se fosse chamar um chaveiro. Preferiu não chamar, resolveu fazer jus a futura profissão de publicitária e, de repente, teve uma idéia:

- Já sei amiga! Vou pedir a escada para o meu vizinho o do bazar aqui ao lado, mas antes tenho que ver se a vizinha do andar de baixo está em casa para poder invadir o pátio dela!
- Vamos lá então
– respondeu a amiga.

Chegaram as duas todas emperiquitadas com sapatos de salto alto, maquiagem retocadas prontas para irem à faculdade – de quando em vez, resolvem fazer desfiles com trajes ultra-sociais pelos corredores do Campus II da Universidade Católica de Pelotas. Coisas de mulher, elas adoram isso. Mal sabem elas que os homens de lá gostam e babam por aqueles rastros cheirosos e bem vestidos.

Pediram a escada para a vizinha e de presente ganharão dois marmanjões, até então altos, mas eles mais a escada da vizinha foram pequenos para alcançar o muro a ponto de chegar ao apartamento da amiga no segundo andar. Como Juliana morava praticamente ao lado da faculdade resolveu ir até a prefeitura do Campus II com a companhia da amiga para pedir uma escada. Na maior cara-de-pau, perdendo aula devido ao imprevisto, chegaram para o zelador, mais conhecido como Tio Phil e pediram:

- Oi, nós queríamos saber se vocês têm uma escada para nos emprestar? – falou a Juliana e ouviu do Tio Phil uma pergunta de espanto com aquela voz afônica:

- Mas para que vocês querem uma escada, gurias?

A amiga da Juliana se meteu e explicou a situação falando que a Juliana, sem querer, havia batido a porta e deixado a chave do lado de dentro da porta e que pretendia alcançar o segundo andar com a tal da escada, pulando a janela e resgatando a chave. O Tio Phil foi sincero e disse que não tinha a escada. Avisou que quem poderia ter a escada era o pessoal da manutenção e que eles só estariam no Campus II cerca de uma hora depois, pois estavam circulando pelos outros setores do Campus I.

E agora? O que fariam? Mulheres são persistentes e é importante lembrar disso. Quando querem alguma coisa vão atrás sem titubearem. A Juliana, de Canguçu, e a amiga dela eram persistentes, daquelas bem teimosas. Não esperariam pela escada do pessoal da manutenção, decerto. E foi o que aconteceu. A amiga da Juliana, muito espoleta e criativa que é, teve a idéia de pedir uma escada emprestada no Pancho Dog, uma lancheria na outra esquina da faculdade.

- Oi, será que vocês não nos venderiam uma escada? – falou brincando a amiga da Juliana para a Clair, a dona do Pancho.
- O que? Como assim?
- É brincadeira! É que assim, a minha amiga aqui se trancou em casa e nós queríamos pular o muro para não precisar chamar nenhum chaveiro. E como ela não mora aqui também, ela não tem uma chave sobressalente com alguém!
- Eu não acredito gurias! Só vocês mesmo!
– exclamou a dona do Pancho e ainda completou que o mesmo esquecimento havia acontecido com uma conhecida que teve de pular não só o muro como também uma cerca elétrica para conseguir pegar resgatar a chave. A Clair ainda completou:

- Gurias, eu não posso mandar ninguém levar para vocês porque hoje o movimento está bombando, mas entrem ali e vejam se aquela escada embaixo do balcão – apontando a direção com o dedo indicador – serve para vocês.

Era daquelas escadas gigantes, não muito maior que uma escada de bombeiro, mas ela seria suficientemente boa para recostá-la no muro e escalá-la até o segundo andar. Um funcionário tirou a escada para elas, apenas tirou. O jeito era carregar até a casa da amiga. Porém, teriam de enfrentar a frente do Campus II repleta de acadêmicos já livres da aula. Duas mulheres, bem arrumadas, perfumadas, chiques, diga-se de passagem, carregando uma escada com mais de quinze metros de comprimento. Essa seria a única saída.

Lá foram elas driblando os carros estacionados, as obras na calçada em frente ao Campus e mais: enfrentaram todas aquelas piadinhas infames no bom humor de quem diz “somos capazes de fazer isso, não precisamos de vocês, podem rir”. Entre gritos e abanos foram caminhando passo-a-passo até porque a escada era bem pesada, ainda mais para duas gurias de nem 21 anos.

Nesse meio tempo, coisa de um quarteirão, chamaram um amigo, o Zeca, para ajudá-las a escalar. Enquanto o Zeca ia pela calçada, sem carregar peso algum, elas foram pelo meio da rua, enfiando os saltos nas junções dos paralelepípedos. Cerca de 40 minutos depois de correr para um lado e para outro à procura de uma escada, finalmente conseguiram encostar a escada no muro da casa da vizinha.

Os dois garotões que antes acompanhavam a vizinha já tinham partido para assistir ao jogo do Grêmio pela Copa do Brasilque seria o último do primeiro semestre de 2008. Mas ainda restava o Zeca. Zeca! Um marmanjão de mais de 1,80 m de altura, porte médio, mas bem forte. As duas se olharam. Ele também olhou para elas. Elas continuaram olharando para ele. Ele olhou de novo e anunciou:

- Gurias não levem a mal! Mas eu tenho medo de altura! É sério!

A amiga da Juliana que fora criada para fora com os primos não titubeou, arrancou os sapatos de bico fino e salto de 12 cm, tirou o colete e escalou aquela escada como se fosse um guri brigão, daqueles bem valentes. Subiu, pulou o muro, abriu a porta da área, pegou a chave e desceu as escadas fixas do apartamento. Recuperou a chave, ganhou forças nas pernas e mais uma aventura para o histórico de indiadas. Uma indiada daquelas bem incomuns e, de quebra, um mico daqueles de carregar a escada na frente de várias pessoas.

É por essas e por outras que o nosso remédio tem pernas longas ou curtas, talvez um rostinho angelical com um corpo cheio de curvas e aquele cheirinho natural de flores do campo. Mesmo que elas sofram também do mal do esquecimento, nós somos completos quando as temos ao nosso lado naquelas frias noites de inverno. Quando estamos com elas ou sem elas, não as esquecemos, mesmo. Mas a do Zeca não subir naquela escada por causa do medo de altura, isso sim, é um problema, infelizmente, natural e não o único da nossa longa lista de negativas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahh Deus tinha que fazer alguem perfeito, entao fez as mulheres..hehehehe
Quando precisamos vamos a luta, enfrentamos o que for possível... e isso ninguem no mundo pode negar.
Mas a do "grandao" ter medo de altura??? brincadeira né?? só podia ser gremista haauauhhau
Beijao querido, desculpa o breve comentario ;)

Anônimo disse...

Hehhe, o grandão é um colorado... só pra esclarecer, pq os colorados são... pois é continuando o comentario, mto bom o teu texto.. continue este grande escritor que és. beijos

Lucas Schuch disse...

Q "estorinha" bem xinfrim, heinhô?
Essas gurias aí são mt peraltas eauiehauiehauheiauiehui

Ó, "comentei" :P

marketing na balança disse...

hahaha
como disse, dei gargalhadas!
histórias essas que ficam pro resto da vida! e a escrita muito boa, sempre vale a pena a pitada maior de humor ;)

beijo rapaz! :*****

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]cheapest software anywhere review, [url=http://firgonbares.net/]www macromedia com software[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] adobe photoshop cs3 tutorials crm microsoft software
cheapest vista software [url=http://firgonbares.net/]discount software canada[/url] software similar to adobe photoshop
[url=http://firgonbares.net/]software button shop v3[/url] online store building software
[url=http://firgonbares.net/]best office software[/url] nero 9 crack torrent
school software purchase [url=http://firgonbares.net/]and software purchases[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]buy photoshop 8, [url=http://bariossetos.net/]macromedia com software flash player[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] sell your software on in store software
ball software price [url=http://bariossetos.net/]adobe creative suite 3 system requirements[/url] nero 9 disk space reporting error
[url=http://vonmertoes.net/]ordered software[/url] education discount software
[url=http://vonmertoes.net/]android software store[/url] adobe software discounts
layers in photoshop elements 6 for mac [url=http://bariossetos.net/]cheap software uk[/b]