sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Sincerista - Capítulo V - Final

Almoçaram e falaram como se fossem amigos de longa data. Lauro se enturmou com aquelas mulheres como se elas fossem suas irmãs. Ouviu a todas e prestou atenção em cada detalhe dos reclames femininos. Deu até conselho a Raquel em relação ao namorado dela que tanto ela tinha ciúmes. Fabíola só assistia àquela cena. Largava sorrisos e fazia alguns balbucios oriundos de risos contidos. Duas horas de almoço e duas horas de papos intermináveis, papos íntimos. Quando menos perceberam, o Plaza Grill já estava vazio. Era hora de retornar ao trabalho.

Foram todos caminhando apressadamente para baterem o ponto a tempo. Fabíola tinha vantagem, a cada passo que dava, as outras tinham que dar outros dois para fazer um dela. Pernas longas. Longaaaas – com muitas vogais repetidas. Lauro não tirava o olho daqueles longos pedestais. O papo não fluía entre eles. Talvez o encontro de mais tarde reservasse uma ocasião mais agradável, mais propícia para o papo.

Uma tarde de trabalho que não passava. Lauro mirava a todo instante o relógio no alto da parede. E o tempo não passava. Não havia solução para apressar aqueles ponteiros e nem trabalho suficiente que lhe prendesse a atenção. Era o dia do encontro com Fabíola, isso bastava. O trabalho ele poderia fazer depois, sem nenhum problema. Lauro era o marketing em pessoa. Barba feita, cabelos com pomada umedecedora e a roupa sempre nos trinques. Aprendera isso com a ex-mulher e com a sua mãe de sempre estar arrumado. Investia nele mesmo. Mas enquanto não chegava a hora do encontro, já que não conseguia concentrar-se no marketing do Tampex, tinha de vingar-se de Marcinha.

Levantou-se de sua confortável cadeira e rumou em direção ao vidro. Lá estava ela, aquela ruivinha dos olhos claros, da pele manchada e do cabelo cor de fogo. “Quer dizer então que ela aprontou alguma coisa mesmo! Ela nem me procurou e nem veio aqui na sala hoje depois do que me falou!” – pensava Lauro. Um ar de curiosidade pairava no ar. Será que o sumiço de Marcinha para com ele não seria um sinal de que ela estaria aprontando alguma coisa e não fugindo de vergonha pelo envolvimento com Adalberto? Seria necessário agir o quanto antes. Um plano, uma estratégia, uma atitude. Lauro era bom nisso, um mestre do sufoco. Já sabia o que iria fazer: correria para o telefone enviaria uma tele-mensagem para Marcinha.

- Tele-Carinho, boa tarde!
- Olá, eu gostaria de uma mensagem daquelas bem... assim... digamos... sacanas!
- Vou procurar alguns modelos, aguarde por favor...

Lauro parecia mais uma criança de tanta felicidade e adrenalina. Aguçaria ainda mais a suspeita de que não só ele sabia do envolvimento dela com Adalberto no mês passado. Mas, mais alguém. Talvez Queixinho, que era esperto de sabido e adorava uma brincadeira dessas. Depois de alguns minutos de espera, de repente ouviu uma música de strip-tease e a narração que surgia com uma voz mela-cueca:

“Você sabe, eu me derreto por você! Você é como o mel que eu passo no pão. Tão doce quanto um algodão. Eu sei que o nosso caso foi chato, mas eu quero ser o teu macho!” – era essa mesma que iria mandar. Tinha tudo a ver com o caso de Marcinha e de Adalberto. Nem escuta mais com atenção a mensagem, esperava apenas a atendente retornar para confirmar o envio.

- O senhor gostou desta ou quer ouvir mais uma?
- É essa mesma que eu quero!
– respondeu.
- E qual é o nome destinatário?
- Márcia Alves, mas podes colocar Marcinha.
- Ok... e o nome do remetente?
- Hm... coloca... deixa eu ver... ãhm... “Todo Teu”.
- Pode ser então “Com carinho, Todo Teu”?
- Perfeito.

Depois de dar o telefone dela e o confirmar o endereço de pagamento como a própria casa de Marcinha, aplicando uma pegadinha das boas com ela, como se ela mesma tivesse se mandado a tele-mensagem, esperava apenas a reação dela através do vidro de sua sala. Agora sim, poderia fazer hora criando as estratégias daquele produto de cobrir pratos de comidas, o tal do Tampex.

Faltavam menos de duas horas para terminar o expediente e ele correr para casa. Iria embora escutando seu programa predileto da Atlântida, dando boas risadas com a turma do Pretinho Básico e rindo dos causos do Neto Fagundes e das infames cantadas do Potter. Tudo seria motivo de riso solto naquela noite. Um banho demorado, um banho daqueles de sábado. Teria três horas para aprontar-se para o encontro que estava marcado para as 21h, na La Pizza Mia. Antes, precisaria dar tchau e continuar sendo cortês com as novas amigas do trabalho. Isso seria de menos, pois ainda finalizaria Marcinha, como mais uma das boas para ganhar a disputa por nocaute.

O segundeiro completava mais uma volta e o relógio finalmente estava marcando seis horas da tarde. Hora de debandar. Arrumou os materiais em cima da mesa, desligou o computador, gadunhou maleta com a mão esquerda, colocou o terno preso entre o mesmo braço e a lateral do corpo enquanto que na mão direita segurava uma pilha de relatórios e de contratos assinados para Marcinha repassar ao setor jurídico da empresa.

- Tchau gurias, até amanhã! – falou Lauro, o cavaleiro e agora um ex-tímido.
- Tchau Lauro, bom descanso! – disse Raquel.
- Até amanhã! – respondeu Jaqueline.

Fabíola apenas sorrira.

Foi assim, sem cumprimentos o término daquela tarde. Talvez ela estivesse guardando o seu melhor para mais tarde. Lauro entendeu, pois tudo já era motivo de festa. Havia feito e refeito algumas amizades, aprontado com Marcinha e ainda daria a cartada final para fazer a ruiva engolir aquelas frases diretas – talvez sinceras – que ela havia lhe dito na sua sala. Aproximou-se sorrateiramente da ruiva e ordenou:

- Márcia, quero que envies esses relatórios ainda hoje para os outros setores... até amanhã!

Marcinha nem contestou até porque era uma estagiária. Um abuso por parte de Lauro, mas tinha a obrigação de fazer aquilo devido aos dias que tirara dias atrás para ir ao casamento do irmão em Curitiba. Não titubeou e lá ficou. Todos saindo e Marcinha, pobrezinha dela, escondida detrás de uma pilha de relatórios e contratos. Enquanto que Lauro rumava para casa e, quem sabe, para os braços de Fabíola.

Banho tomado, tudo em perfeita forma. Uma calça jeans, uma camisa social com as mangas dobradas e um sapatinho de couro brilhando; cabelo armado, barba feita e perfume colocado. Faltavam ainda 45 minutos. Pensou em verificar os e-mails, mas preferiu dar uma volta pela cidade para fazer hora até o horário marcado. A La Pizza Mia não ficava muito perto de sua casa, então tinha que sair de casa uns dez minutos antes para enfrentar as novas confluências e sentidos das ruas de Rio Grande.

Deu voltas pela cidade, passou pelo canalete da Major Carlos Pinto, encarou o novo sentido da Buarque de Macedo e tentou compreender as outras alterações no trânsito. Sem sucesso. Quando viu, faltavam cinco minutos. Correu para a pizzaria. Não poderia chegar atrasado de jeito maneira. 21h02. Dois minutos atrasados. Mulheres detestavam que homens se atrasem. Mas, elas podem atrasar o quanto for suficiente para secar os cabelos. Nós temos de agüentar e esperar. Direitos distintos, infelizmente.

Pediu uma mesa e sentou-se. O Larry, um dos sorridentes garçons da pizzaria lhe ofereceu o cardápio. Recusou. Pediu apenas uma água daquelas com aroma de limão e gás. Um falso refrigerante na verdade. Estratégia de marketing e propaganda muito bem feitos, pois vendem um refrigerante divulgando-o como água. Várias pessoas caíam nisso, inclusive ele. Gostava daquela mistureba quase sem gás. 21h35 e nada de Fábiola. “Hey, mais uma água por favor?” – pediu ao Larry.

22h02 e nem sombra. Será que Fabíola havia esquecido? Ou algo de grave acontecido? Esquecera-se de pegar o telefone dela na lista dos funcionários. Que falha! Ficaria esperando e esperando. Uma hora sentado à base de água e sem nada na barriga. Uma barriga vazia para um homem é a mesma coisa que a necessidade compulsiva que uma mulher tem de carregar uma escova para os cabelos na bolsa. Cabelos! Era isso. Fabíola talvez estivesse arrumando os cabelos e caprichando no visual para Lauro. Claro, só podia ser esse o motivo do atraso. Fabíola tinha um olhar misterioso, um verdadeiro charme natural. Imagine só com os cabelos arrumados! Lauro teria praticamente uma modelo ao seu lado.

22h25.

22h45.

23h.

A barriga de Lauro pedia um mísero pedaço de pizza. Chamou o Larry e pediu de entrada metade de meio metro de pizza de coração e quatro-queijos com a borda de catupiry. Torcia para que a pizza chegasse logo. Nessa altura do campeonato, nem pensava mais em Fabíola. Pensava na pizza. Queria a pizza, precisava jantar. Enquanto esperava o pedido, analisava as mesas em sua volta. Casais, amigos e famílias. Sentia-se sozinho, infelizmente. Lembrou da ex-mulher, da primeira namorada e do grupo de amigos que abandonara em São Leopoldo quando viera morar em Rio Grande há quinzes anos atrás. Por conseqüência das lembranças, acabou lembrando novamente de Fabíola.

Em meio aos pensamentos solitários e, ao mesmo tempo, misteriosos do motivo de Fabíola não comparecer ao encontro, ouviu uma música crescente vindo lá de fora da pizza. Parecia uma música animada, um daqueles forrós da beira da Praia do Cassino. Aos poucos foi decifrando o ritmo e a música. Era um forró estourando os auto-falantes do carro que emitia aqueles versos talvez sinceros: “Você não vale nada, mas eu gosto de você / Você não vale nada, mas eu gosto de você / Tudo que eu quero é saber por que / Tudo que eu quero é saber por que” - o barulho era infernal e a curiosidade maior ainda. Não era um jornalista, mas precisava conferir o que era aquilo. Viu Larry aproximar-se com uma bandeja, uma bandeja sem pizza. Na verdade, Larry trazia um bilhete para Lauro. Um bilhete com a seguinte frase:

- “Adorei a tele-mensagem que me enviasses, queridinho. Mas, agora, é a minha vez: olha pela janela!”

Lauro correu para a janela. Afastou uma das cortinas para o lado e viu um fusca branco ornamentado por um gancho de telefone vermelho e vários corações. Ao lado do fusca, uma mulher fardada com a camiseta do Tele-Carinho, de boné e prancheta na mão anunciando através dos enormes e estridentes auto-falantes do fusca:

- Lauro, prepare o seu coração!

O encontro com Fabíola, ou melhor, falso encontro havia acabado em pizza conforme havia planejado Marcinha através daquele bilhete na mesa de Lauro. Aquele desencontro era planejado, mas a tele-mensagem ao vivo, foi a tática de última hora para a ruiva dobrar e dar o troco em “Lauro, o Sincerista”. Desde então, Fabíola já pertencia ao passado na vida pessoal e profissional de Lauro. Hoje, Lauro continua sincero, mas aprendera a ser sincero e direto não somente com os outros, também com os próprios sentimentos. Casou-se com Marcinha. Além de esposa, a ruiva dos cabelos cor de fogo e olhares tsunamis, ocupa o lugar de Fabíola no Departamento de Marketing. Já a tal Fabíola, das pernas sem fim, foi vista aos beijos com o Césinha, o motoboy. O mundo dá voltas. O que seria um mundo sem as mulheres ousadas? E sem as destemidas ruivas?

Moral da história: Cuidado! Não mexa com as ruivas. Não mesmo. Definitivamente, não. Elas sempre acham a melhor saída e dão a volta por cima. Além de persistentes e ousadas, aprenderam a ser sinceras.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu conheci uma ruiva uma vez cara que bá, não deu para acreditar! ela era maluca maluca! tens razão qdo falas que as ruivas são ousadas.. ainda bem que o Lauro se deu bem, curti curti mesmo!

abraço man!